Como instalar o climatizador de ar?

Os climatizadores de ar evaporativos de alta vazão são a melhor opção para baixar a temperatura de grandes ambientes e podem possuir sua saída de ar na parte superior, lateral ou inferior e com isso nos fornece diversas formas de fazer sua instalação.

Climatizador com saída para baixo (inferior) para teto

Esta é a forma de instalação mais comum, o climatizador fica apoiado no telhado em um suporte, desce um duto de ar e na sua ponta coloca-se um difusor de ar.

Para esta instalação é necessário o climatizador (aparelho), suporte de telhado, duto de ar (geralmente na medida 67x67cm) e também o defletor (difusor de ar).

Climatizador com saída para o lado (lateral) para parede

Neste tipo de instalação, o climatizador fica fixado na parede, saindo um duto e colocando uma grade na frente.

Para esta instalação é necessário o climatizador (aparelho), suporte de parede, duto reto e defletor (grade)

Climatizador com saída para o cima (superior) para parede

Neste tipo de instalação o climatizador deve ficar apoiado sobre uma estrutura e/ou suporte, seu duto de ar deve ser no formato caracol para ser afixado na parede, junto com uma grade.

Para esta instalação é necessário acomodar o climatizador (aparelho) sobre um suporte ou outra estrutura, seu duto de ar deve ser o caracol (curvatura de 90°) para seu colocado na parede junto com o defletor (grade)

Climatizador com saída para o baixo (inferior) para parede

Este também é um tipo muito comum de instalação, pois utiliza-se o climatizador com saída para baixo junto com um duto curvo para ser colocado na parede. Este modelo é mais eficiente que o saída lateral, pois neste caso o climatizador continua com 4 colmeias (placas evaporativas) para fazer redução da temperatura, enquanto o modelo lateral utiliza apenas 03.

Para esta instalação é necessário o climatizador (aparelho), suporte de parede, duto de ar caracol (curvatura de 90°) e um defletor (grade)

Climatizador com saída para cima (superior) portátil

E por último e também muito comum é a utilização do climatizador industrial de maneira portátil, evitando assim gastos com instalação e também mudanças na estrutura do ambiente. Neste tipo de climatizador, ele fica apoiado em um suporte, onde um duto caracol e grade junto com ele, podendo ser levado para qualquer ambiente.

Neste tipo de instalação é necessário o climatizador (aparelho), um suporte de chão com rodízios, duto caracol (curvatura de 90°) e defletor (grade)

Você sabe como funciona o climatizador de ar?

O resfriamento evaporativo utiliza água para absorver calor do ar durante o processo para reduzir a temperatura do ar. Durante a operação, a bomba de água circula a água do reservatório para o topo do painel evaporativo, mantendo o sempre úmido. Parte da água evapora à medida que o ar passa através do painel evaporativo úmido. É essa evaporação, chamada de calor latente de evaporação, que faz com que o ar seja resfriado. Os climatizadores evaporativos podem ser equipados com drenos automáticos auto limpantes e também com esterilizador UV que mata as bactérias nocivas (se houver) na água que entra. O ar filtrado e resfriado é fornecido pelo ventilador do climatizador através do sistema de dutos para a área de trabalho onde é necessário.
A temperatura do ar insuflado depende da temperatura exterior e da umidade relativa. A água absorverá o calor latente do ar durante o processo de evaporação para reduzir a temperatura do ar.
Uma vez que quanto mais seco o ar externo, menor será a temperatura do bulbo úmido, enquanto a velocidade de evaporação será mais rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.