Como funciona um climatizador evaporativo?

Os climatizadores de ar evaporativos são aparelhos revolucionários para quem deseja resfriar um ambiente sem perder o conforto. A Climatização Evaporativa tem a capacidade exclusiva não só de diminuir a temperatura ambiente, mas de purificar e umidificar o ar. Tudo enquanto economiza energia. Mas como funciona um Climatizador Evaporativo? É mais simples do que você imagina.

Entenda como funciona um climatizador de ar evaporativo.

O climatizador evaporativo funciona mesmo, mas de uma maneira diferente do Ar-Condicionado, o aparelho de climatização mais conhecido pelo público. Para aprender como funciona o resfriamento evaporativo, você deve pensar no método que o nosso organismo usa para nos refrescar: o suor.

Quando estamos com calor e a nossa temperatura sobe, liberamos um líquido chamado suor. Esse líquido, ao entrar em contato com o ar quente, evapora a frio. O vapor se mistura ao ar, realizando uma troca térmica. Dessa forma, o ar que está ao redor da nossa pele esfria, nos refrescando momentaneamente.

Esse processo também acontece, mesmo sem ser de propósito, quando saímos da água e nossa pele ainda está molhada. A água evapora a frio e, ainda que o dia esteja quente, sentimos um calafrio. Tudo isso é resfriamento evaporativo.

O Climatizador Evaporativo funciona com base nesse processo natural. Ele força o contato entre o ar quente e seco e a água fria, que evapora, e espalha esse ar umidificado pelo ambiente. O resultado é um local fresco, com maior umidade relativa e muito conforto térmico.

Sistema evaporativo: O ar é sugado por um ventilador interno e passa por um painel evaporativo úmido em formato de colmeia onde o ar é resfriado, umidificado e filtrado por um processo de lavagem contínua. Assim o ar que é expelido pelo climatizador já sai mais úmido e fresco.

Os climatizadores da Mundial Brysa funcionam da seguinte forma:

  • O ar quente é sugado para dentro do Climatizador Evaporativo pelo ventilador;
  • O distribuidor de água molha o trocador de calor (também conhecido como “colmeia”);
  • A colmeia, produzida com celulose e filtros anti-impurezas, mantém-se úmida e em uma temperatura cerca de 10ºC inferior ao ambiente;
  • O ar quente passa por dentro da colmeia, onde é filtrado e umidificado, se misturando ao vapor gelado d’água;
  • O excesso de água da colmeia cai no coletor e é reenviado para o distribuidor com o auxílio de uma bomba d’água, evitando desperdício;
  • O ventilador insufla o ar climatizado e puro no ambiente;
  • O ambiente sofre uma redução de temperatura entre 4 a 12ºC, além de contar com uma renovação constante de ar puro e úmido.

One thought on “Como funciona um climatizador evaporativo?

  1. Pingback: Climatizador evaporativo ou por aspersão de brisa? – entenda as diferenças - Mundial Brysa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »